segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eslovenia..

Depois de Veneza fomos para Trieste. Uma cidade pequena, extremamente industrial, que já foi cenário de varias disputas territoriais, na divisa entre Itália e Eslovenia. Pretendiamo ir para a Eslovenia no mesmo dia, no entanto não conseguiamos entrar em contato com nossas amigas Eslovenas.
Passei o dia conhecendo a cidade e tentando entrar em contato com as meninas, nesse ponto da viajem já nao tinha mas dinheiro e minha mae só me mandaria mas depois do dia 5 de janeiro então sem falar com as meninas teria que passar mas uma noite na estação de trem.
Já estava a noite quando conseguimos falar com Urska. Ela mora na frondeira em uma cidade que se chama Nova Goriza. Pegamos o trem e fomos até Goriza ainda na Itália e ela nos pegos de carro. Na verdade minha amiga mora em uma vila bem pequena Ham. Conhecemos a familia dela, jantamos e fomos dormir.
Pela manha fomos conhecer o país, falo conhecer o país por que ele é muito pequeno, em 5 horas se pode ir de uma ponta á outra. Saimos de Ham para Ljubljana, capital do país. Fizemos varias paradas, começou a negar muito e tivemos que parar muito tempo em um barzinho, experimentei uma bebida bem tipica Café com Rum, por incrível que pareça e muito bom. chegamos na capital la pela 9 da noite. Andamos um pouco na cidade e fomos para a republica de uma outra amiga minha Tjasa, como ela nao estava, tivemos que conversar com os amigos dela para dormir no quarto da tjasa, mas uma enrolada com o ingles.
Pela manha fui conhecer a cidade, muito linda. Uma das capitais mas pequenas do mundo. Bem no centro da cidade tem um enorme castelo com uma decoração medieval por dentro. A cidade e cortada por um rio que recebe o mesmo nome da cidade. Começou a nevar muito, a paisagem, a cidade ficou mas loca, mas linda.
Na hora do Almoço tjasa chegou e fomos conhecer uma cidade muito linda Bled. Pensa numa cidade pequena com um enorme lago e no meio tem uma ilha com um castelo, atrás do lago montanhas com neve. Imagina a cena, o lugar é fascinante. Pegamos um barquinho para atravesar o rio ate a ilha. Castelo e cheio de historias, fantasias, lutas.. foi um dos dias mas lindos da viajem. Voltamos para Ljubljana para domir.
Saimos pela manha para a casa de Tjasa que fica na outra ponta do país, koper. Esse trajeto e feito em 3 horas, mas como fissemos muitas paradas, castelos, rios, vilas, e muita neve, demoramos um dia inteiro. Primeiro paramos na vila onde mora o namorado dela kebber, a vila nao tem 50 pessoas, todos trabalham para um cassino. Depois fomos para a cidade dela. Uma das maiores cidades do país, o maior fluxo de turistas na cidade é no verão por causas das praias e festas que falaram ser unicas.
Ela mora em uma parte nobre da cidade. Conhecemos sua familia, e fomos domir. No dia 3 fomos conhecer varias cidades ali perto. Fomos ate em algumas cidades da Croacia. Voltamos para casa dela, pois tinhamos que pegar o trem para voltar a Itália, tinhamos o avião para a Alemanha naquele dia. Eles nos levaram para a estação de trem. voltamos para Veneza.

Nenhum comentário: